sábado, setembro 01, 2001

Li hoje na Vejinha sobre feriado prolongado e não consegui relacionar a data a 7 de setembro de jeito nenhum! Sabe que tenho saudades de quando usávamos fitinha verde e amarela a semana inteira e passávamos o mês todo ensaiando pro desfile? Em 1970 fiz sucesso como baliza. Eh, eh, eh! Usei um macaquinho amarelo que tenho guardado até hoje. Lembro-me de ter preparado o bastão na aula de artes, cobrindo um cabo de vassoura com sutaches verde e amarelo. Tinha também guizos e fitas de cetim nas pontas.Achava tudo lindo e quando cantávamos “Eu te amo, meu Brasil”, era sincero.
No ano seguinte, no Carnaval, reencontrei um velho conhecido no meu primeiro baile noturno.Pulamos a noite inteira e no dia seguinte, meu irmão me alertou: “Cuidado, que ele é subversivo!” Não sabia o que era mas coisa boa não era. Quando andava com ele, todo mundo cochichava. Um amigo dele havia “desaparecido”. Ninguém sabia me dizer o que eles faziam de tão tenebroso. Mas eu me sentia como se estivesse andando com um traficante conhecido. Ele estudava na USP de São Carlos e me mandava cartas lindas. Lembro-me até hoje de um postal que me enviou quando foi a um congresso da UNE em Santa Catarina. Só muitos anos depois, na ECA, descobri o que era subversivo...

quinta-feira, agosto 30, 2001

Estava aqui, tentando bolar um template pra uma nova publicação, quando o telefone tocou. Uma pessoa dizendo pra ligar a tv que “a casa foi invadida”. Nem me lembrei do Sílvio Santos. Deu um zumbido na minha cabeça e logo pensei na casa da minha família, no interior, com esquema especial de segurança há pelo menos 3 meses, desde o seqüestro de Taubaté. Desde então, estou com a cabeça latejando. Enquanto pintava uns desenhos no Photoshop, fiquei com os olhos grudados na tv, igual a milhares de brasileiros.
A esta hora, todo mundo tem uma opinião sobre os fatos. No final, não entendo como o seqüestrador fez acordo. O governo teve muita sorte, isso sim.

quarta-feira, agosto 29, 2001

Tenho uma pasta com uns 50 CDs. O diabo é saber o que contém cada um deles. Estou aqui, examinando pelo menos 20 para ver se acho a arte de um cartaz que um artista chato tá pedindo pra refazer. Lá se foi a minha noite de tranqüilidade, em que iria tentar me inspirar para responder ao meu poeta barroco.
Agüentei firme até hoje depois do almoço e não resisti. Telefonei para ele. Ai, ai, ai...
Preciso resolver detalhes de uma viagem da minha filha com o time de handebol da escola. Ontem à noite, o pai disse: “sua mãe não vai deixar”. Ele tem razão. Viagem para Macaé é idéia de jerico.

terça-feira, agosto 28, 2001

Desde que comecei este blog, não havia conhecido pessoalmente mais ninguém da Internet. Hoje tive uma surpresa. Era Carlos Eduardo ao telefone, dizendo que estava aqui pertinho de casa. Fomos almoçar. Cheguei um pouco atrasada e não o reconheci. Nada a ver com a foto que ele mandou. Também... Era uma foto de formatura, de fraque. Esperava ver Sidney Poitier e achei um robusto Ronaldinho. Eh, eh, eh! Não é só porque sei que ele vai ler isto aqui que digo que o achei muito legal! Mas diferente do que imaginava. Completamente!

Estou sem paciência para papo-furado, lengalenga. No domingo recuperei meu Db do ICQ e havia restaurado uns 80 contatos. Mas me enchi e detonei ontem mais de 30 nomes! Sem dó, coloquei-os no Ignore List, pra não acabar falando “por educação” com gente que só me aborrece e enche o saco. Ontem, o Ronin iniciou um papo pelo MSN, escarafunchando velhas diferenças. Falei que não queria mais discutir o tema, ele insistiu e... pronto! Bloqueei e eliminei os dois nicks dele do ICQ. Taí a vantagem da Internet. Quando alguém enche o saco, a gente deleta! Pena que a gente não possa eliminar os inconvenientes da vida real do mesmo jeito!

segunda-feira, agosto 27, 2001

Meu final de semana foi no papel de “mãe de pré-vestibulanda”. Minha filha foi fazer a prova do Enem e eu fiquei por conta de dar uma assessoria. Como o exame começaria às 13h e ela teria de estar lá ao meio-dia, não deu tempo de almoçar. Providenciei um lanchinho light pra ela levar e fiz as recomendações que podia na única matéria em que tenho condições de palpitar: redação. Ela teve chilique, fez charme, ameaçou não ir, mas acho que no fim se saiu bem.

Acompanhando as universidades, a Escola Técnica Federal está ameaçando parar por 100 dias. Vou providenciar pra ela começar logo o estágio. Não vou agüentar essa menina em casa durante o dia! Só quem viveu a experiência de conviver com uma "aborrescente" imagina o que é isso! Meus irmãos dizem que eu estou pagando os pecados. E o pior: todos os tios mimam e protegem a menina!

O Desembucha tá com problema de senha e eu não consigo postar. Que pena. Ainda bem que tenho este de reserva.

Além do Carlos Eduardo, o lindinho que reclama sempre que demoro a postar, quais serão os meus outros 3 fiéis leitores diários? Ah, como queria que tivesse um Spy aqui pra dedurar!

Mas não se preocupem que não tem não...

O que estou deletando da minha vida:

- Gente que me procura só quando precisa de favor! (na vida real e virtual)
- Gente que só manda e-mails de corrente e outras porcarias. Nunca se lembra de um bom-dia, boa-tarde ou qualquer cumprimento. Podia até ser uma msg "circular", como eu mando pra algumas pessoas quando não tenho absolutamente nada de especial para dizer...
- Gente que não retorna telefonemas!
- Gente que diz que não tem tempo pra escrever! (será que quando me dizem isso tem idéias de quantas laudas eu digito por dia?)
- Gente que só chora, lamenta.
- Gente que me telefona tarde da noite, sabendo que eu durmo cedo. E insiste, insiste, insiste...
- Gente pra quem me cansei de dar presentinhos e nunca me dá nadica.
- Gente que só fala dos próprios problemas e nunca se lembra de comentar os que sabe que eu enfrento.
- Gente que vem me falar de religião, sabendo que eu não tenho fé.
- Gente que discute fidelidade.
- Gente que implica com meus sentimentos.