sábado, julho 02, 2005

segundo post

Não sei por que o segundo post do dia não fica na mesma ordem decrescente... Isso às vezes atrapalha a compreensão dos acontecimentos.

Hoje começa o Festival Tanabata, na Liberdade. Vou pendurar meus pedidos. Não custa tentar, né? Ou melhor, custa pouco... Claro que tenho de estabelecer limites. Farei um de cada cor.

Já que o material existente na Internet é meio precário, explico:

Tanabata Matsuri, o Festival das Estrelas, origina-se de uma fábula japonesa.

A princesa Orihine e o pastor Kangyuque, apaixonados, esqueceram se de suas obrigações. Como castigo, os dois foram transformados em estrelas, Vega e Altair, com direito a apenas um encontro por ano, no sétimo dia do sétimo mês. Nos dias que antecedem esse encontro das estrelas, as pessoas fazem seus pedidos em tiras de papel (tanzaku) e penduram em hastes de bambu. Depois, os papéis são queimados, para que a fumaça leve o apelo às estrelas.

Algumas cidades brasileiras onde há concentração de descendentes de japoneses celebram esse dia com danças típicas e comidas vendidas nas ruas, imitando a tradição do festival existente em Sendai, capital da província de Miyagui.

Em São Paulo, o evento ocorre no bairro da Liberdade, onde também são vendidas tiras de papéis, nas cores adequadas para cada tipo de pedido: branco (paz), amarelo (dinheiro), vermelho (paixão), rosa (amor), etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário