sábado, março 19, 2005

Amizade e amor

"A amizade é um amor que nunca morre"
Mário Quintana

E o amor morre?

Tanto se teorizou sobre o assunto...

Morre sim... e, infelizmente, quando isso acontece, não funciona aquele papo de "continuarmos bons amigos". Quando o amor morre, nunca vira amizade. Vira tristeza.

sexta-feira, março 18, 2005

Eu ODEEEIO...

... quando digo algo a alguém, pelo msn e a pessoa responde com ícone de telefone!
SE está ao telefone e não pode ser multitarefa, que bote o sinal no status!
QUANDO não é assim, vou sempre entender que a pessoa nao quer falar COMIGO. Se não é isso, quer que eu pense isso.
SE não quer mesmo falar comigo, que me bloqueie, oras.
E se nao pode falar pq tá ao telefone, não é mais fácil ficar off?
Qual é o problema? Quer que o mundo pense: "tô ocupada pra vc"?

Minha cidade pela janela da net

E minha cidade foi notícia esta semana. Apenas 5 linhas em jornal de âmbito nacional, algumas notas em noticiários do interior e várias páginas na imprensa local. O chefe do executivo e seu vice foram cassados. Foram convocados os segundos colocados para o posto. Na fase intermediária, assumiu o presidente do legislativo. Acompanhei pela internet, observando as fotos com espanto.

Os novos cargos serão ocupados por meninos de minha geração. Um deles era o ídolo das adolescentes. Moço de belas pernas e jogador de vôlei, era a versão local do então jovem goleiro Leao, recém-estreado na copa de 70. Para completar, ele carrega um prenome duplo e sobrenome dos baroes de café. Última notícia que tive do moço foi sobre seu ingresso na FAU, o olimpo de nossa geração. Lá onde estudou Chico... Levei um choque ao ver a foto atual dele: calvo e bochechas de sabujo...

Enquanto isso, outro político em destaque é um menino da minha rua. Quando me mudei pra aquela cidade, ele já morava lá, num velho sobrado em ruínas. A mãe, de fama duvidosa, tinha um jovem "amigo" que o visitava todas as tardes. E as "janeleiras" falavam, enquanto o filho jogava bola e fumava. Esse menino já passava dos 15 anos e havia abandonado o ginásio. Era dado como "perdido". Não tinha emprego e ficava encostado no muro quando não corria atrás da bola. Tímido e mal-vestido, nunca cheguei a ouvir-lhe a voz. Certa vez, os amigos dele me mandaram um cartão perfumado de boas-vindas em nome do coitado. Eu fingi que não vi. Ele também fez que não sabia. Nunca conversamos, nos sete anos em que dividimos a rua. Hoje, vi-o na manchete do jornal local, discursando ao microfone: elegante, sorridente e seguro. Parece bem mais jovem do que seus contemporâneos...

*PS: Hoje tentei me adiantar ao Professor, já que ele me falou que passa por aqui antes de fazer o post dele.

quinta-feira, março 17, 2005

Dia difícil

Consegui só fazer rascunho de uma capa pela manhã. Depois, embolou tudo. Fiquei de olho nos noticiários. Só aborrecimentos. Na hora do almoço, o Carioca apareceu novamente. Deu aquela sensação de que ele quer continuar a conversa onde paramos. Para mim, ele é um estranho. E a cada coisa que eu dizia, ele falava coisa do tipo: "como sempre" e teve uma hora que comentou: "tipo amor e ódio com a comida". Isso, quando eu disse que ainda nao conseguira almoçar. Mas o que tirou meu apetite? Amor ou ódio? Estou confusa...

quarta-feira, março 16, 2005

Chuva que não veio

Hoje pretendia ir à Messiânica.

Pretendia ir à manicure.

Pretendia ir à Santa Efigênia.

Logo depois do almoço, o céu ficou preto e eu não fiz nada disso. Fiquei esperando chover ou limpar. Não caiu água até agora e o céu agora tá escuro porque anoiteceu. São 19h20.

Aconteceu uma coisa bacana. Liguei para um velho amigo, que ocupa cargo de segundo escalão no governo estadual, pra pedir informações. Odeio fazer isso. Odeio pedir favor. Mas, nossa... ele me atendeu tão bem. E insistiu muito pra almoçarmos. Insistiu mais ainda quando contei de minha mãe e minha tristeza. Fiquei tão feliz que chorei. Fiquei emocionada porque ele me achou no orkut, porque ele me considera... Não pelo que posso fazer por ele, por favores que possa prestar, nem pelas pessoas que possa conhecer ou influenciar. E justo ele, que tá com o poder nas mãos! Pois é, o tal "poder"... na verdade, o cargo me deixa vacilante, fico muitas vezes com medo que ele pense que me aproximo por interesse. E eu fico com maior peso na consciência de fazer isso mesmo. Ligo só pra pedir favor. Mas eu gosto dele. De verdade, pela autenticidade e franqueza. Fez-me muito bem escutar uma voz confortante...

Também a Alice me ligou logo cedo. E Eduardo. Ambos oferecendo companhia e favores. Alice disse que vai me comprar luvas de borracha que chegam aos cotovelos. São pra minhas alergias a sabão. Eduardo virá à S e creta ria aqui perto, no antigo palácio.. acho que nos veremos amanhã. Pensei um pouco e suspendi o encontro com o Escorpiano de olhos verdes. Tomei a decisão quando lhe perguntei da música-poema do dia 14. Só falou depois que eu perguntei e apenas: "Achei legal". Foi broxante (com x).

terça-feira, março 15, 2005

Ainda Poesia

Recebi este mimo de Rascante, em retribuição ao de Florbela, que postei no mural do Gazzag dele:

Mário Quintana

Os poemas

Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhoso espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...

Fonte: QUINTANA, Mário. Esconderijos do tempo. Porto Alegre: L&PM,1980.


*******************
"Dias de chuva são bons pra comprar livros de poemas. Se você se perguntou o porquê, então de nada lhe adianta comprar um livro de poemas." (Mário Quintana)
********************


Sobre poesias, tentei conversar com algumas pessoas... Falei da Lua Adversa, puxei outros temas... Mas acho que não adianta gritar em ouvidos surdos. Fiquei decepcionada com o Escorpiano de olhos verdes... Preciso rever meus conceitos sobre ele.

Enviei o poema e a música para Li. Entre outras coisas, ele escreveu:

"me lembrou de Fernando Pessoa, que junto com Cecília Meireles, e outros poucos, me arrepiam os pêlos... e fazem me arrepender de ser engenheiro.... Já pensou como deve ser uma delícia poder montar um soneto desses!? Melhor ainda, ir formando o poema na cabeça enquanto se modela um singelo prato em cerâmica compondo forma, cor em um poema concreto!?Ai, Ai, Ai!!"

Em seguida, ele apareceu no msn, pouco antes da tempestade noturna de ontem. O papo foi uma delícia. Mas ele não gosta dos Beatles... Não tentei entender por que. Disse que é um "pré-conceito"(sic).


----------------------------

Hoje duas pessoas apareceram pra falar comigo no msn: um ex e um quase-ex.
Ex, depois de algum tempo, pode se tornar um velho e indiferente conhecido. Diferença é que conhece a gente bem demais, com todas intimidades... A raiva daquele já passou. Passado um tempo, as mágoas desaparecem... ainda bem!
Agora o quase-ex. Consegui ser mnossilábica. Custou um pouco, mas já não foi tanto. Vou conseguir! Será?

Nova novela

Maneiras de ver a mesma coisa, em papo real, via msn:
Eu:

- Viu América? Eu adoro começo de novela
Rita:

- Vi... Também gosto, mas notou que o Jaime Monjardim não se livra do estilo Pantanal? As imagens (lindas, aliás... )
Lídia:

- Viu a novela nova... Assisti um pedaço e fui dormir: acho um saco aquelas imagens tipo Revista Geográfica e aquelas músicas com violino.

O que eu penso:

Por que não ver o lado bom das coisas?




segunda-feira, março 14, 2005

Dia da Poesia

Hoje, dia 14 de março, é o Dia Nacional da Poesia. O Professor escreveu sobre isso, lá no blog dele. Fiquei curiosa em saber a razão de terem consagrado este dia. Pois é, pelo que pude apurar no Google, escolheram (? não sei quem nem quando) este dia por ser o dia em que nasceu Castro Alves. Nunca mais me esquecerei. Também foi o dia em que nasceu meu pai. Ele faria 96 anos hoje...

Mas... para que serve a poesia?

Tem uma explicação boa em: http://www.consciencia.net/artes/literatura/01/miranda.html

Gostaria de arriscar uns versos em homenagem a este dia. Mas eu nao sou poeta. Será que algum dia conseguirei?

Então, lembro aqui um poema de Florbela Espanca

Ser Poeta

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Áquem e de Além Dor!


É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!


É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!

domingo, março 13, 2005

Fim de novela

Final de novela sempre dá o que falar. Mesmo quem garante que detesta não resiste a uma espiadinha.
Eu sou assumidamente noveleira. Mas "América", não pretendo assistir.
Quanto ao final de "Senhora..." parece que resolveram ir pela preferência das pesquisas. Ainda bem. Aliás, nem sei como o caso de Do Carmo com Dirceu durou tanto tempo. Ou melhor, sei sim. Romances entre pessoas que não têm nada a ver duram justamente por esse motivo: porque cada um fica na sua, cantando no seu terreiro. Finalmente, quase no desfecho, o jornalista metido disse algo sensato: que tinha passado o momento.


************


Penso que grande parte das pessoas morra de repente, sem um aviso prévio, sem passar pela fase terminal.
Bom... Quando isso acontecer, gostaria que este blog fosse preservado e meus escritos revelados para algumas pessoas.
Papo macabro? Até que nem tanto. Tô pensando em fazer que nem naquele livro do Mário Prata, "Os anjos de Badaró". Vou deixar as pistas aqui. Cada um dos meus amigos terá de contatar outro pra chegar à senha, pra poderem editar e colocar o aviso.
Não.. muito complicado. Melhor enviar um e-mail para essas pessoas, revelando a url. Elas terão de procurar a senha pra abrir o arquivo em algum lugar...
Nossa! O calor está me fazendo delirar! eh, eh, eh!