terça-feira, agosto 28, 2012

PRIVACIDADE

Não aprendo mesmo! Teve um momento em que parei de escrever sobre determinados assuntos pois passei a me sentir censurada devido à leitura de alguns amigos. Mas eram amigos reais, embora de contatos iniciais via Internet.  Depois, sentia-me cobrada por prestar conta a alguns seguidores, muitos especiais, como meu querido Professor Escritor do Nelblog.

Há umas duas semanas, pouco depois do último post, na vã de contar sobre meu estado de espírito, de forma resumida, acabei passando o endereço para um novo contato.

Ontem pude sentir na pele uma sensação muito desagradável quando ele disse que foi conhecer minha página no Facebook. Um pouco pior do que quando o mesmo indivíduo me contou que andou passeando via Street View pelas imediações do meu bairro.  Isto porque, logo no início de nossos contatos, relembrei da vez em que uma pessoa que conhecera numa sala de bate-papo e pra quem passara meu telefone, de repente, me disse pra olhar pela janela que estava lá embaixo, na esquina!

Imagino que nenhum dos dois sejam criminosos nem sequestradores. Mas, de repente, fiquei com medo, muito medo. Não por mim, mas pela minha família. Sobretudo irmãos e sobrinhos, cada um deles identificados com respectivas cidades e muitos, com citação de seus cargos. Tem até o primo candidato, a sobrinha com o marido também na política, em cidade pequena. Vou hoje revisar minha lista, certificar-me dos fakes. Ainda bem que minha filha, seguindo recomendação da chefia, não tem mais perfil em redes sociais.
Tomara que ninguém tenha copiado fotos...

Também me senti criminosa por ter espiado, sem convite, sem autorização, as páginas das famílias de alguns amigos. Amigos que fogem de redes sociais. Mas tudo que vi ficará em segredo, jamais direi: "vi sua esposa, vi seus filhos.." Ou será melhor avisá-los de que, sem querer estão lá? Acho melhor falar com alguns amigos muito especiais... antes que seja tarde...

Sensação que eu tive foi a de ter dado meu endereço pra uma correspondência, ter largado a porta da casa aberta. E aí, aquelas pessoas vieram, entraram e vasculharam minha casa. Viram meus objetos, fotos de minha família, o que cada uma delas faz, que problemas elas têmn, que influência cada pessoa pode exercer... Muito ruim. E me senti envergonhada por tanta falta de cautela. Fui também avisada. E eu tripudiei. Mas o que aconteceu servirá de lição. Fiquei com muito medo. Agora bloqueei tudo nas redes sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário